quinta-feira, 4 de agosto de 2011

QUEM SÃO OS ANALFABETOS DIGITAIS?



Que categoria é essa? De quem estamos falando? E neste mundo tão cheio  de tecnologias é possível encontrar pessoas que vivam esta realidade? Sim. Com certeza existe muitos por aí e estou falando daqueles que sentem dificuldades no simples fato de saber ligar o tão conhecido DVD e manusear o pequeno mouser do PC. Dentro das escolas municipais a realidade dos professores não é diferente, é contraria; em vez dos professores ensinarem ao alunos as novas tendências tecnologicas e digitais é o próprio aluno que o orienta. Claro que isso não se refere a todos, mas da grande  maioria que infelizmente pararam no tempo e passam a vida toda reclamando do mal salário e procurando noticias na TV e jornais locais sobre o tão sonhado almento salarial. Ganhar bem como deveríamos não ganhamos, porém isso não é motivo para não nos adequarmos a esta nova era digital. E o computador hoje em dia está acessível a todos, começando pelos bons preços do mercado, sem contar a enorme quantidade de lan houses espalhadas por todo o nosso município e também neste nosso Brasil nos dando oportunidades de adentrarmos também nesta revolução de tecnologias.
Como Professor-Monitor de informática, hoje trabalhando em duas escolas, atendendo alunos e agora professores que querem sair desta realidade. Vi o medo estampado no rosto e a necessidade deles de  se familiarizarem com o PC. Muitos temem até tocar o teclado e sua maior dificuldade é usar o rato (mouser). Nestas aulas denominadas PROINFO INICIAL, damos a oportunidade para o professor e o aluno de sair do Analfabetismo Digital, uma solução para que eles percam o medo desta maquina que hoje é excencial em nossa sala de aula. E não podemos dizer que governo X do passado ou do presente não fez nada neste sentido porque fez sim. O problema estava em alguns e muitos que compõe a educação que não buscavam, nem queriam se informatizarem e estão pagando por isso hoje. 
Enfim, ainda há tempo para sair desta situação. Todos os dias temos a oportunidade de aprender e ensinar coisas novas. É tempo de não pagarmos o mico de irmos ao banquinho da cidade e levar alguém que faça nossas transições bancarias por termos medo do teclado e da tela que a nossa frente está. É tempo de participarmos das redes sociais, Orkut, Facebook, Twitter, msn e outras e sabermos usa-las para o bem e em função da educação. Tempo de criarmos nossos próprios blogs e expormos nossas ideias, pensamentos, projetos, realizar feedback com outros colegas e tantas outras coisas. Quando chegar este dia o educador não estará mais sujeito ao medo da maquina e sim exercerá o seu senhorio sobre ela. Não te chamaram mais de professor retrô, nem ficarás mais incomodando colegas já informatizados para finalizar aquela tarefa no notebook que é teu...
Chega dos Analfas digitais! Quem não se adequar a este novos meios de ensinar e aprender não pense que seu diploma universitario o salvará. Pois neste mundo competitivo a lei é de buscar o conhecimento digital e torna-lo bem real em nossas casas, escolas, em nossas vidas.

O.X. Ronailson de Lima Medeiros

Um comentário: