segunda-feira, 15 de agosto de 2011

NÃO SOMOS QUEM SOMOS



Fim de semana acabou e fiquei no desejo de quero mais. Senti na pele na semana passada o que é trabalhar em três turnos e ser cobrado constantemente por todos. Mas tudo foi mui divertido, apesar do cansaço. foi toda uma semana em prol do estudante, filmes, palestras, mesa redonda e outros bla bla bla. Mas o que mais me marcou estes dias foi poder enxergar os bons e velhos amigos que me acolheram com todo o meu cansaço. Mudo os planos, faço uma pequena viagem, tento me apaixonar, deixo-me ser amado, tomo bom  vinho, petiscos e outras coisas e a conversa inteligente e descontraída rola entre amigos e amigas com interesses tão distintos.  Não há cansaço que sobreviva!
O frio do domingo, com aquele chove-não-molha, nos fez voltar ao bom vinho outra vez e a um dialogo cheio de questionamentos que não querem calar: _ Por onde anda os olhares das pessoas? Em suas próprias vidas? Rastreando a vida do próximo? São varias as respostas, porem o que me deixou mais intrigado ontem ao conversar com duas amigas, é que as pessoas são mui infelizes e que por serem assim buscam constantemente justificar suas falhas julgando e culpando o outro. Já não basta nossas misérias como humanos que somos, ainda temos que suportar o desdenho de outros. 
É lamentável ver o quanto as pessoas são frias e calculistas em seus comentários, o quanto elas são mesquinhas em suas ações. Todos com seus tetos de vidro vão jogando pedras no telhado alheio, se julgam perfeitas e com direitos de deferir o que é certo e o que é errado nesta falsa moral que vive hoje nossa sociedade. 
Não se pode mais ter amizades verdadeiras, pois quem as tem são acusados de idiotas e sem noção. Nesta sociedade defasada e cheia de preconceitos ridículos , temos que ter cuidado em fazer amigos do mesmo sexo, pois podemos ser tachados de homoafetivos. Não podemos ter o direito de escolher outra religião ou simplesmente sermos mais devotos da igreja que frequentamos que já nos  acusam de querer santidade ou o Reino dos Céus antens que ele aconteça . Não podemos sentar na mesa de um bar para tomar um vinho ou um bom conhaque que já somos rotulados de ébrio ou professores que dão mal exemplo. Não posso falar com pessoa x que se porta de maneira x, pois já estou apoiando sua causa ou até mesmo sou um deles. Não posso comprar minha roupas com grifes não tão conhecidas que estou fora de moda, pior tenho que comprar roupas, sapatos na loja onde a galera acha mais descolado comprar e enrricar nossos velhos amigos lojistas que nos atendem sempre com um sorriso amarelo, mas dispostos a vender e a cobrar pelo que venderam. Esta é a lei: OBEDECER A TUDO E SEMPRE AO SISTEMA IMPOSTO! Não que eu esteja passando por todas estas restrições, mas você já parou pra pensar o quanto deixamos de viver em função do que os outros pensam ou deixam de pensar ao nosso respeito? O quanto já perdemos a oportunidade de sermos felizes com a pessoa dos nossos sonhos simplesmente porque disseram que aquele ou aquela não eram a pessoas certa pra gente? O quanto deixamos de ser nós mesmo quando saímos as ruas, praças e festas com a farda que nos designaram? Que só ouvimos, compramos, comemos, assistimos, votamos, vestimos, temos, amamos, transamos... o que outros querem? Infelizmente digo que vivemos em regime militar e não percebemos que somos escravos deste sistema que nos é imposto todos os dias, desde ao acordar ao adormecer. Notem trechos desta musica Admirável Chip Novo da Pitty.
Pane no sistema, alguém me desconfigurou
Aonde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico, é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vem eles novamente
E eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre, beba
Leia, vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste e viva
Não senhor! Sim senhor!!!
Fomos acostumados ao longo de nossas vidas a não tomarmos nossas próprias decisões. Somos o que querem que sejamos, pensamos o que querem que pensamos. Fomos programados para apenas dizer SIM SENHOR, NÃO SENHOR aos ditadores deste mundo moderno, deste sistema capitalista e cruel que está presente em todas as cidades do Brasil, pequenas e grandes metropoles. 
Então é hora de nos perguntamos, de refletirmos sobre quem somos e nosso verdadeiro papel neste ensaio da vida.  Tente descobrir se você é realmente o que você pensa ser, se está feliz neste momento, se exerce o emprego certo, se ama a pessoa que queria amar, se veste as roupas que gosta, que sai com amigos sem fazer distinção, que ora e não se importa com o credo ditado pela maioria, que vai ao bar e não se limitar a beber rótulos...
É hora de mudanças, hora de arrumar nossa própria casa interior.
Como dizia Fernando Pessoa "... Deixe de ser quem era e torne-se em quem és."


Um comentário:

  1. Fiquei um tempão lendo teu texto, me enquadrei nele, sou professora, e penso exatamente como você.
    "Nós não podemos sentar numa mesa de bar e tomar um vinho, que já somos rotulados de maus exemplos".
    Eu dou aula na comunidade do Alemão, no Rio de Janeiro e já me chamaram de drogada, porque dou aula lá.Entendeu? É bizarro isso, se ninguém for trabalhar na favela, quem vai ensinar aquelas crianças a ler e escrever.É muito preconceito que rola, mas é aqui fora.
    Beijos da Mery

    ResponderExcluir