quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O ETERNO RETORNO!!!

     

     Por vezes creio que sou louco! Será que é falta de humildade da minha parte não querer retornar a determinadas coisas? Será que é loucura minha voltar sempre a onde não devo? Creio que não. Mas me deparo todos os dias com aquela teoria do Eterno Retorno, o tão conhecido efeito bumerangue, o vai e volta. O Eterno Retorno é um conceito não acabado em vida pelo próprio Friedrich Nietzsch,como sabemos ele não batia bem das ideias, mas em suma seus pensamentos filosóficos deixou e deixa muitos ainda com a pulga atraz da orelha. 

     Uma síntese dessa teoria é encontrada em A Gaia Ciência:
"E se um dia ou uma noite um demônio se esgueirasse em tua mais solitária solidão e te dissesse: "Esta vida, assim como tu vives agora e como a viveste, terás de vivê-la ainda uma vez e ainda inúmeras vezes: e não haverá nela nada de novo, cada dor e cada prazer e cada pensamento e suspiro e tudo o que há de indivisivelmente pequeno e de grande em tua vida há de te retornar, e tudo na mesma ordem e sequência - e do mesmo modo esta aranha e este luar entre as árvores, e do mesmo modo este instante e eu próprio. A eterna ampulheta da existência será sempre virada outra vez - e tu com ela, poeirinha da poeira!". Não te lançarias ao chão e rangerias os dentes e amaldiçoarias o demônio que te falasses assim? Ou viveste alguma vez um instante descomunal, em que lhe responderías: "Tu és um deus e nunca ouvi nada mais divino!" Se esse pensamento adquirisse poder sobre ti, assim como tu és, ele te transformaria e talvez te triturasse: a pergunta diante de tudo e de cada coisa: "Quero isto ainda uma vez e inúmeras vezes?" pesaria como o mais pesado dos pesos sobre o teu agir! Ou, então, como terias de ficar de bem contigo e mesmo com a vida, para não desejar nada mais do que essa última, eterna confirmação e chancela?"

Para os amantes da filosofia essa sintese explica um pouco toda essa confusão,. Mas para nós pobres mortais, o que ela nos revela? Vou tentar ser simples, como em tudo que escrevo neste blog e não quero ficar falando sobre as loucuras de Nietzsch e sim sobre as minhas, sobre as nossas. 

Em quantos momentos ao longo da vida me deparei odiando determinadas coisas e pessoas hoje e a amanha já as amava de todo coração. Jurei que não voltava mais praquela pessoa amada, fiz juras aos amigos e bastei ver a criatura e meu coração palpitava como pipoca na panela. Prometi muitas vezes pra mim mesmo que não compraria mais naquela loja por ter preços exorbitantes e porque ligaram pra mim varias vezes me cobrando a parcela atrasada, e lá estava eu, comprando tudo novamente. _ Naquela casa não boto mais os pés. Povo intrigante. Basta colocar os pés fora e já ficavam todos falando da minha pessoa! Mais uma vez eu voltava a casa e senteva a mesa como se nada tivesse acontecido. No meu coração, há este pobre pedaço de mim, nele não existe passado, presente ou futuro. Ele tem a mania de amar demais, não assimila quem esteve no passado, crendo que todos os amores ainda sobrevivem no presente, e ainda se dar ao luxo de sentir ciumes do relacionamento já findado. Coisa de maluco mesmo. Mas este sou eu e amo ser assim. É sendo desta maneira que acho e que me perco, que sou luz e sou trevas, que amo e odeio. E a teoria do filosofo vai sendo em mim uma máxima que não me mutila, mas que me torna mais humano, mas dono de mim e principalmente um eterno apaixonado pela vida. 
     
     Foram muitas pessoas que disse que amei. E amei mesmo, de todo meu coração. Não acredito nesta historia que só amamos verdadeiramente uma única vez. se isso for verdade com certeza isso não vale pra mim. Por ser geminiano consigo ver o mundo, a natureza e as pessoas como um todo. tudo esta conectado. Me sinto vivo em saber que posso amar hoje sem limites, sem escolhas, sem julgamento e a amanha posso acordar livre,  pronto para fazer tudo outra vez.
     Alguns podem me acusar de frio, calculista, insensível, depravado ou coisas piores. Mas não ligo. Tenho a certeza que estou indo e voltando por uma causa justa, e sei que um dia também irei estacionar em um porto seguro, alguém que vai entender que na vida pra ser feliz temos que nos sentir livres, amados e amantes. Todas as religiões do mundo falam de amor e liberdade. Então seja qual for seu credo ame sem medidas, sem receios. Viva este dia e os que viram como se fossem os últimos. E não tenhas medo se todos os teus amores te baterem a porta, receba-os, mas cuidado, não traia o próximo e não se traia. Entenda a teoria. Ela não prega libertinagem ou promiscuidade, e sim a liberdade de amar, e ser amado a cada momento, nas estações certas, na hora certa debaixo do sol. 

     O bumerangue sempre volta, mas traz consigo experiências novas de outras aventuras e historias que você precisa aprender a respeitar, pois existe outros tantos que pensam igual a mim, existe outros tantos que querem experimentar a doce loucura de ser livres para amar desmedidamente assim como você.
Não temas! Aposte sempre em coisas grandes. Escale montanhas por maiores que sejam. Vença a si mesmo. Não se complique. Seja simples com teus sentimentos e afaste todas aqueles que são negativos, pricipalmente os de inveja, rancor e ódio. 
     Se for pra ser louco seja um louco apaixonado por si próprio e pela vida! E que retorne o que quizer... hehehe...


2 comentários:

  1. hehehe
    Adorei, como sempre, fico fascinada com os textos que escreves, bata comigo, direto.
    Eu não gostaria de voltar e ter uma vida igualzinha a que tenho hoje...
    Uma coisa é certa "seja qual for seu credo, ame sem medidas, sem receios"
    Beijos, amigo. Amo vir aqui, fiz um poema muito bizarro, me visita, Mery.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza fia!!! Vou te visitar sim!!! Cada vez mais quero me aproximar dos meus leitores pela simplicidade do q escrevo. Saibas que amo tb o que escrevo, estou em falta com alguns amigos de outros blogs, por falta de tempo mesmo, o tempo que tenho livre é este de postar em meu blog. Mas ja to indo ver sim suas loucuras... hehehehe... bjs

    ResponderExcluir